Páginas

Direitos Civis, Políticos, Sociais, Humanos

Direitos Civis: O que são?


Os direitos civis referem-se às liberdades individuais, como o direito de ir e vir, de dispor do próprio corpo, o direito à vida, à liberdade de expressão, à propriedade, à igualdade perante a lei, a não ser julgado fora de um processo regular, a não ter o lar violado.

Esse grupo de direitos tem por objetivo garantir que o relacionamento entre as pessoas seja baseado na liberdade de escolha dos rumos de sua própria vida - por exemplo, definir a profissão, o local de moradia, a religião, a escola dos filhos, as viagens - e de ser respeitado. É preciso ressaltar que liberdade de cada um não pode comprometer a liberdade do outro.

Ter os direitos civis garantidos, portanto, deveria significar que todos fossem tratados em igualdade de condições perante as leis, o Estado e em qualquer situação social, independentemente de raça, condição econômica, religião, filiação, origem cultural, sexo, ou de opiniões e escolhas relativas à vida privada.

Nota Pessoal: Eu acho que todo mundo tem o direito de ir e vir, desde que não esteja prejudicando o seu próximo, "O meu limite termina quando começa o do outro!" -Késia lima de Paula.

Nota Pessoal: Precisamos evoluir no exercício do direito civil no que tange a imparcialidade financeira. -Paula Bertoni.

Direitos Políticos: O que são?


Os direitos políticos referem-se à participação do cidadão no governo da sociedade, ou seja, à participação no poder. Entre eles estão a possibilidade de fazer manifestações políticas, organizar partidos, votar e ser votado. O exercício desse tipo de direito confere legitimidade à organização política da sociedade. Afinal, ele relaciona o compromisso de pessoas e grupos com o funcionamento e os destinos da vida coletiva.

Nota Pessoal: Esses direitos são exercido por todos,independente de raça ou religião,podem expressar sua opinião e eleger quem achar que melhor representara sua cidade,país e estado. -Késia Lima de Paula.

Nota Pessoal: Esse direito é pleno numa democracia,quando as informações chegam ao cidadão que foi instituído e tem condição de fazer a boa escolha na hora de votar. -Paula Bertoni. 

Direitos Sociais: O que são?


Os direitos sociais, assim como os demais, são constituídos historicamente e, portanto, produto das relações e conflitos de grupos sociais em determinados momentos da história. Eles nasceram das lutas dos trabalhadores pelo direito ao trabalho e a um salário digno, pelo direito de usufruir da riqueza e dos recursos produzidos pelos seres humanos, como moradia, saúde, alimentação, educação, lazer. Esses são, por exemplo, os direitos ratificados na legislação trabalhista, como a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

O trabalho é um direito e um dever de todo cidadão. De certa forma, é pelo trabalho que construímos grande parte dos bens coletivos, sejam eles de origem manual ou intelectual. É um direito fundamental, pois é por meio dele que transformamos a natureza e melhoramos nossa qualidade de vida e a de todas as pessoas. É preciso ressaltar que a remuneração pelo trabalho deveria proporcionar aos trabalhadores e suas famílias a satisfação de suas necessidades fundamentais de alimentação, moradia, saúde, educação, cultura e lazer.

Nota pessoal: Ainda ha desigualdades sociais pois,o salario muitas vezes não é suficiente para uma família se manter e,a vários outros direitos que não são exercidos. -Késia Lima de Paula.

Nota Pessoal: Estes direitos estão bem definidos porém ainda precisamos ir além das definições,quem sabe a combinação capitalismo + comunismo. -Paula Bertoni.

Direitos Humanos: O que são?


Os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. Normalmente o conceito de direitos humanos tem a ideia também de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas afirma:

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

Nota pessoal: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em direitos.Porem não a um espirito de fraternidade um com os outros pois, ninguém tem o direito de tirar a vida do seu próximo. -Késia Lima de Paula.

Nota Pessoal: Fala-se em direitos humanos pros presos em situações degradantes,e os cidadãos de bem que são encurralados pelos meliantes?quando vai aparecem uma entidade bradando pelos direitos humanos dos cidadãos de bem? -Paula Bertoni.

Em resumo: 

Os Direitos civis são os direitos que todos os cidadãos tem de viver em sociedade como está descrito no artigo 5 da Constituição Federal, já os Direitos políticos são direitos de todos os cidadão a concorrer ao cargo público executivo da política quando se filiam a um determinado partido.
Direitos sociais são direitos que as pessoas tem em viver bem como possibilidade de conviver com outras pessoas. Escola, Trabalho etc.
Sobre os Direitos humanos são os direitos que as pessoas tem a vida, e viver dignamente.

39 comentários:

  1. Os direitos humanos devem partir do principio de todos serem tratados, independentemente da sua condição de cidadão "do bem ou do mal" como ser humano em igualdade de condições no restrito rigor da lei. Como na sociedade capitalista a igualdade social é impossível, o cumprimento da lei é também desigual, portanto, ao tentar equilibrar essa relação defendendo os despossuídos, os direitos humanos, em última instância, atende aos interesses da classe dominante no sentido de evitar o caos social.- Irajá Tenório.

    ResponderExcluir
  2. Os direitos humanos devem partir do principio de todos serem tratados, independentemente da sua condição de cidadão "do bem ou do mal" como ser humano em igualdade de condições no restrito rigor da lei. Como na sociedade capitalista a igualdade social é impossível, o cumprimento da lei é também desigual, portanto, ao tentar equilibrar essa relação defendendo os despossuídos, os direitos humanos, em última instância, atende aos interesses da classe dominante no sentido de evitar o caos social.- Irajá Tenório.

    ResponderExcluir
  3. Os direitos humanos devem partir do principio de todos serem tratados, independentemente da sua condição de cidadão "do bem ou do mal" como ser humano em igualdade de condições no restrito rigor da lei. Como na sociedade capitalista a igualdade social é impossível, o cumprimento da lei é também desigual, portanto, ao tentar equilibrar essa relação defendendo os despossuídos, os direitos humanos, em última instância, atende aos interesses da classe dominante no sentido de evitar o caos social.- Irajá Tenório.

    ResponderExcluir
  4. Os direitos humanos devem partir do principio de todos serem tratados, independentemente da sua condição de cidadão "do bem ou do mal" como ser humano em igualdade de condições no restrito rigor da lei. Como na sociedade capitalista a igualdade social é impossível, o cumprimento da lei é também desigual, portanto, ao tentar equilibrar essa relação defendendo os despossuídos, os direitos humanos, em última instância, atende aos interesses da classe dominante no sentido de evitar o caos social.- Irajá Tenório.

    ResponderExcluir
  5. Algumas notas pessoais estão com erro de português.
    ps: não é uma crítica mas sim uma dica :)

    ResponderExcluir
  6. PIKA PRA CARAIO Q TESAO DE LE ISSO

    ResponderExcluir
  7. ameeeeeeeito molhadinhooo

    ResponderExcluir
  8. Obg. Amei esse Site e essa Resposta(me ajudou muito), Pena que o Texto seja Muito Grande, Mas Vamos lá né?!...

    ResponderExcluir
  9. ����������☺✌��

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Que comentário desagradável o seu, espero que não precise ficar lendo esses, pois isso era pra ser um site de estudos e não de porcaria como você.

      Excluir
  11. O mais me impressiona de tudo isso é que lutamos seculos a fio por direitos a igualdade, diga-se os civis os políticos e sociais... E agora apos todas as vitórias a luta é pelo direito a diferença.

    ResponderExcluir
  12. Site de estudos e vem essas crianças escrevendo palavras de baixo calão...

    ResponderExcluir
  13. Escreve um textão desses pra vir falar de relativismos como "bem" e "mau".
    Patético.

    ResponderExcluir
  14. Eu adorei o conteúdo, mas o único problema foi o plano de fundo, atrapalha um pouco na hora da leitura.

    ResponderExcluir
  15. Todos os direitos deveria ser igual.e ñ um ser mais que o outro somos tds irmão s

    ResponderExcluir
  16. Bom,so que deveriam tirar esse fundo ai

    ResponderExcluir
  17. Perfeito! Se se importa, podia me ajudar em um quadro resumo de direitos humanos, civis, sociais e politicos.

    ResponderExcluir
  18. Qual a relação entre direitos civis e sociais com a liberdade e a igualdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os direitos civis e sociais estão intimamente ligados à liberdade e à igualdade.

      Os direitos civis garantem a liberdade individual, como a liberdade de expressão, de locomoção, de credo e outras liberdades individuais. Eles estão associados à integridade individual e às liberdades civis, essenciais para que todo cidadão usufrua do direito à vida e dos demais direitos naturais. Os direitos civis impuseram um nivelamento jurídico entre os cidadãos, que passaram a ser considerados iguais perante a lei.

      Por outro lado, os direitos sociais garantem a dignidade da vida humana, como o respeito aos direitos humanos, direito ao trabalho, à alimentação, à moradia, ao lazer, à saúde, à educação, etc. Eles permitem às sociedades reduzir os excessos de desigualdade produzidos pelo capitalismo e garantir um bem-estar mínimo para todos.

      Portanto, enquanto os direitos civis estão mais relacionados com a liberdade individual, os direitos sociais estão mais voltados para a promoção da igualdade. Ambos são fundamentais para uma sociedade justa e equilibrada.

      Excluir
  19. Amei demais acho tudo que precisa pra estudar obg

    ResponderExcluir
  20. eletiva de direito e cidadania T-T
    foda XD

    ResponderExcluir
  21. Solange Mendonça Dias da Motta Fonseca
    Cynthia B. Rodrigues de Moraes
    Adriana Avacare Tezine
    1DP DE CAMPINAS Av. Andrade Neves, 471- Centro- CEP. 13013-160- Campinas-SP
    Caio Ventosa Chaves/ Lúcia Helena P. Pinto/ Sergio Dias
    Daniel Forzaluzza/ Hamilton Caviola/ Marcelo Rezende
    Esses acima mataram o meu pai até por desidratação, escondem várias informações da denuncia, e tentam matar quem denuncia por crueldade e desprezo. Peço apenas todas as informações que eles escondem que são várias (CAMPINAS- SÃO PAULO)

    Assinado- pessoa desesperada a meses que tentam matar por crueldade. Quem induz uma pessoa a agir dessa forma aqui, é para aqueles que estão assistindo tudo isso a meses é para matar ou prender, porque são assassinos!!!

    ResponderExcluir